OBRA ARQUITETÔNICA QUE FASCINA COM SUA GRANDIOSIDADE MODERNA! NOS LAVANDO PARA UM FUTURO QUE JÁ COMEÇOU. Por: Elisângela Reis Rabelo | |||||
Com 3,5 km de extensão, ponte tem dois trechos convencionais nas margens do rio e dois estaiados no centro, além de estacas com até 100 m
A obra foi realizada pela Camargo Corrêa e durou três anos e 10 meses. Com 3,6 km de extensão, a construção custou aproximadamente R$ 1,099 bilhão. O valor incluiu também obras complementares, como a execução de 7,4 km de acessos viários e sistemas de proteção dos pilares contra choque de embarcações, de sinalização náutica e de iluminação da ponte e dos acessos.
Para a construção do trecho estaiado foram içadas 52 aduelas no vão central da ponte. Cada uma das aduelas içadas no vão de 400 m de extensão pesa 255 t, tem 22 m de largura e 7 m de comprimento. Para o içamento, foram utilizados dois guindastes especiais, importados da China e da Inglaterra.
Segundo o engenheiro Catão Ribeiro, diretor da Enescil, empresa responsável pelo projeto executivo da obra, as aduelas, pré-moldadas, foram içadas por quatro cabos ligados a uma treliça, que suporta 320 t. Após o içamento, as peças foram coladas com resina epóxica. As aduelas foram moldadas em balsas, visando a rapidez da construção. Esse mesmo processo foi utilizado para a construção da ponte Rio-Niterói e da Linha Amarela, no Rio de Janeiro.
No total, a ponte tem 73 vãos, divididos por 72 estacas distantes entre si a cada 45 m. A largura do trecho corrente é de 20,70 m, enquanto a da seção estaiada é de 22,60 m. A altura do vão central é de 55 m, permitindo um gabarito de 55 m durante a época de cheias e de até 70 m na seca.
De acordo com Ribeiro, a grande dificuldade encontrada durante a construção foi a cheia do rio, a maior desde 1957. Além disso, as lâminas d'água de até 50 m, que exigem estacas de quase 100 m e o desconhecimento do solo do rio, fizeram com que a obra atrasasse. Para algumas estacas, foi necessária a utilização de um bloco-casca, sistema em que uma "casca" pré-moldada é inserida no fundo do rio, no local da estaca, e que é concretada após a retirada da água de dentro dela.
Segundo a Camargo Corrêa, a estrutura consumiu 161 mil m³ de concreto, equivalente a 25 prédios de 20 andares ou dois estádios do Maracanã. Só de aço foram utilizadas 14.500 t, divididos entre aço CA-50 (12.300 t), aço CP-190 RB (1.630 t) e aço CP-172 RB (570 t).
Resumo da obraComprimento total da ponte: 3,6 km Número de vãos: 73 Extensão do trecho estaiado: 400 m Extensão do vão central: 2 x 200 m Largura do trecho corrente: 20,70 m Largura da seção estaiada: 22,60 m Altura do vão central: 55 m Altura do mastro central: 103 m Número total de estais: 56 Total de vigas pré-moldadas: 213 Número total de estacas escavada: 246 Volume de concreto por estaca: 2.800 sacos de cimento Ponte Rio Negro ao entardecer
Ao lado do ex-presidente Lula, presidenta Dilma inaugura a ponte Rio Negro, em Manaus. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
“Essa ponte mostra que é possível fazer com que aqui se gere empregos e, ao mesmo tempo, se preserve o meio ambiente”.
(Disse a presidente Dilma sobre a obra que levou três anos e dez meses para ser concluída, e gerou 3,4 mil empregos diretos.)
“É o reconhecimento da situação do povo do Amazonas e também do que representam a floresta e a biodiversidade, essa imensa riqueza”.
( Presidente Dilma)
Fonte de pesquisa: Revista PINI WEB http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/ponte-sobre-o-rio-negro-e-inaugurada-em-manaus-239964-1.asp http://blog.planalto.gov.br/presidenta-inaugura-ponte-rio-negro-e-assina-proposta-para-prorrogar-zona-franca-de-manaus/ |
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
PONTE SOBRE O RIO NEGRO
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